terça-feira, 19 de março de 2013

Mudança nas datas do SPFW


Essa semana li uma reportagem sobre as mudanças das fashion week no Brasil. Entenda o porque o calendário de moda foi mudado.
Quando foi comunicado que as semanas de moda brasileiras mudariam de datas, uma mistura de incertezas e alívio, regado a muitas perguntas, começou a pipocar mercado da moda. “Como isso afetará a industria?”; “Como será a entrega do que é vendido?”; “Então o Brasil finalmente se alinha às semanas de moda lá fora?”.
Primeiro de tudo, as datas: Outono/Inverno passa a ser desfilado em outubro, e Primavera/Verão, em março. A entrega do que é vendido agora é feita seis meses depois da venda.


Veja o que dizem algumas pessoas ligadas a moda:
“Na verdade era uma mudança que já estava fadada a acontecer. E não deveria ser uma grande surpresa para ninguém, pois esse já era o calendário há duas ou três décadas. Mas esse calendário, naquela época, teve que sofrer uma adaptação por causa da inflação enorme daqueles tempos; não havia como planejar preços com tanta antecedência. Então tinham que vender e entregar o mais rápido possível. Hoje, nós não precisamos mais disso. Deixou de ser o vende e entrega – e muitas vezes não entrega – para o vende, planeja, entrega”.   Roberto Davidowicz, vice-presidente da ABEST (Associação Brasileira de Estilistas)
“Eu acho positiva a mudança, pois as semanas de moda do Brasil ficavam muito separadas de todas as outras. Agora ela virá na sequência das principais semanas de moda do mundo. Isso é bom! Agora, o mercado externo terá que se adaptar a uma coisa: por exemplo, os jornalistas de moda virão de uma maratona de desfiles de Primavera/Verão e quando chegarem aqui vocês estarão apresentando o Outono/Inverno. A entrega é no mesmo período, mas o show não”.   Stefano Roncato, editor de moda do Milano Finanzas  
É muito bom ver o esforço coletivo da indústria – jornalistas, estilistas e organização do evento – para fortalecer o negócio da moda dentro do Brasil. Sem contar que tem lógica! A semana de moda em janeiro não servia para nada. Agora privilegiamos o varejo, o consumidor, é bem mais democrático. E os meios de comunicação terão mais tempo de ter acesso às coleções”.   Gloria Kalil, do site Chic




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra nós!!!
Obrigada!!!